Prolongando a vida útil do cabo para energia eólica offshore

DESAFIO

Compreender os fatores que contribuem para a deterioração do cabo da matriz é de vital importância para os operadores de parques eólicos offshore. O movimento do cabo da matriz e as cargas dinâmicas que o acompanham e a fadiga cíclica podem contribuir para falhas prematuras, altos custos de reparo e produção interrompida. O cliente queria estabelecer linhas de base do modelo 3D para futura detecção de alterações.

SOLUÇÃO

O proprietário do ativo e o provedor de serviços do ROV usaram o ROV3D em uma campanha anterior e, devido ao seu sucesso, o ROV3D era a solução preferida. O desempenho do ROV3D nas condições desafiadoras de visibilidade em águas rasas o tornou uma boa ferramenta para coletar linhas de base do modelo 3D sem expandir significativamente o cronograma de inspeção.

RESULTADO

Em intervalos curtos programados durante quatro dias operacionais, 16 CPSes e 23 ânodos foram digitalizados. Os modelos 3D resultantes capacitam o proprietário do ativo a monitorar mudanças nas principais características do cabo, como catenária do cabo, toque no fundo do mar e pontos de soterramento, e condições como danos no sistema de proteção do cabo e acúmulo de crescimento marinho, ao longo do tempo.

LEIA MAIS ESTUDOS DE CASO DO ROV3D